quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Livro x Filme: Stardust - O Mistério da Estrela

Por Helloise Mota
Originalmente publicado na Revista 21.

Stardust – O Mistério da Estrela é um dos clássicos de fantasia de Neil Gaiman, escritor britânico atualmente em destaque por seu mais recente livro O Oceano no Fim do Caminho, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Como uma de suas obras mais importantes, a história de Stardust, que se passa na Era Vitoriana da fronteira entre a Inglaterra e a Terra Encantada, já teve várias edições publicadas, sendo a mais recente uma edição de luxo autografada pelo autor, com capa dura e revestida em tecido e a primeira delas em forma de quadrinhos. Em 2007, o livro ganhou uma adaptação excelente para o cinema, apesar das modificações comentadas a seguir.
Início
Enquanto no filme Dunstan (pai de Tristan) engana o guardião da saída de Muralha, sai do povoado e conhece a mãe de Tristan, no livro os dois se conhecem durante o Festival de Primavera, evento que une os povos de Muralha e da Terra Encantada uma única vez a cada nove anos. Dusntan, que vai à feira em busca de um presente para a sua amada, Daisy, encontra a escrava de uma bruxa pela qual se encanta. Meses depois, uma criança, Tristan, filho da escrava e de Dusntan, é deixada na fronteira entre Muralha e as Terras do Lado de Lá para crescer ao lado do pai. Outra diferença é que Dusntan casa-se com Daisy no livro, já no filme a personagem sequer existe.


Personagens
Alguns personagens sofreram modificações pequenas que não chegam a afetar a história. Os dois guardas da passagem entre Muralha e as Terras do Lado de Lá que se revezam no livro são substituídos por um ancião que tenta impedir tanto a saída de Tristan, quanto a de seu pai, passando a ideia de um cargo fixo, enquanto no livro vários moradores revezam a vigilância. A mãe de Tristan possui olhos cor de violeta e orelhas semelhantes as de gato no livro, enquanto no filme é apresentada como um ser humano comum. Outras mudanças foram bastante bruscas, como a do Capitão Johannes, que ganhou um ar cômico e homossexual não encontrado no livro quando interpretado por Robert de Niro. Na adptação a estrela, Yvaine, além de ser capaz de ter filhos, alimenta-se, embora no livro ela alerte Tristan para o fato de que possam nunca ter filhos e ela não precise alimentar-se.


Fatos
No filme Dusntan entrega a Tristan uma corrente, a flor de vidro que comprou na Feira da Primavera, uma vela e uma carta que sua mãe enviou junto com Tristan quando era bebê. A vela da Babilônia, como é chamada, tem o poder de transportar as pessoas que a seguram acesa pensando no destino que querem alcançar, com isso Tristan chega rapidamente à estrela e usa a corrente para prendê-la. Já no livro, a trajetória dele é mais explorada, pois começa a pé e sem nenhum desses apretechos, além da flor de vidro. No caminho ele encontra um homenzinho peludo com quem passa parte do trajeto até a estrela. Ao cair em uma armadilha, o homenzinho precisa da ajuda de Tristan para se libertar e o agradece dando a ele a vela e a corrente. A omissão desta parte, bastante interessante no livro, encurtou a trajetória de Tristan, porém deu abertura para que outros trechos fossem mais explorados, dando mais emoção ao filme.
A estrela não chega a se declarar para Tristan no livro, porém ele demonstra dúvida quanto ao seu amor por Victoria no fim da jornada em busca da estrela. No filme Tristan e Yvaine ainda passam uma noite em uma estalagem e ele decide dizer a Victoria que ama a estrela, levando uma mecha de cabelo de Yvaine para provar que encontrou a estrela. Com isso, Tristan descobre que se passar pelo limite entre as duas terras, Yvaine virará pedra. Indo atrás de Tristan, Yvanne é capturada pela rainha das bruxas junto com a mãe de Tristan, já que Semele é morta pela rainha das bruxas, o que leva a uma luta na casa das irmãs bruxas, entre Tristan, um dos irmãos da Fortaleza da Tempestade, Septimus, e as irmãs.




No livro, Yvaine é alertada pela mãe de Tristan que virará pedra se passar para o outro lado da muralha. Mesmo sem dizer nada a Tristan, ele vai até Victoria, que feliz por ele ter voltado vivo diz que vai se casar com ele, mesmo que ame o Sr. Domingos, dono do estabelecimento onde Tristan trabalhava. Tristan diz que deseja que ela se case com quem ama e a maldição que prendia a mãe de Tristan como escrava à barraca de Semele, que dizia que ela seria livre quando dois domingos se unissem, acaba quando o casamento, que representa a união entre Robert Domingos e Victoria Domingos, ocorre.
Só então Tristan e Yvanne dizem um para o outro o quanto estão felizes por ele não se casar com Victoria e se beijam. Por isso, a luta final na casa das três irmãs bruxas não existe no livro.

Desfecho
No livro, Lady Una, a mãe de Tristan, que havia desaparecido da Fortaleza da Tempestade há anos, passou a governar o reino, enquanto Tristan e Yvaine exploravam o mundo. Alguns anos depois, ambos retornam ao reino e passam a governá-lo. Tristan então envelhece e morre ao lado de Yvaine, que torna-se a Senhora da Fortaleza da Tempestade sem nunca retornar ao céu. Já no filme, o casal tem filhos, que passam a governar o reino quando Tristan envelhece e é transformado em estrela acompanhando Yvaine na sua volta para o céu.



Apesar do final e de certas omissões, a adaptação dirigida por Matthew Vaughn foi muito bem feita e não deixou a desejar. A trilha sonora é empolgante e, somada aos efeitos especiais, leva o espectador à Terra Encantada ou à Muralha, onde torce por seus personagens favoritos, ver o desenrolar de um romance lindo e observa um magnífico céu estrelado. O elenco encaixa-se perfeitamente no ambiente da história.
O cenário chega a ser um ponto fraco do filme quando em comparação com o livro, pois, a maior parte do tempo em que Tristan e Yvaine estão em terra firme, vê-se muito campo e pouca floresta, enquanto no livro a narrativa afirma que há floresta a leste, direção que Tristan toma em busca da estrela. Outro ponto é a muralha que dá nome ao lugarejo onde Tristan mora, que, por ser bem baixa, não seria tão difícil de ultrapassar sem a utilização da fenda vigiada.




O combate acrescentado no final na casa das irmãs bruxas deixa o desfecho do filme mais emocionante, enquanto a mudança da personalidade do Capitão Johannes e a companhia constante dos fantasmas dos irmãos da Fortaleza da Tempestade conferem uma comicidade que não é vista no livro.
Por outro lado, o filme tira parte do charme da história por apressar os fatos. Para quem apenas assistiu o filme, o gostinho que Neil Gaiman deixa na vida ao final talvez não seja tão intenso quanto para quem leu o livro. Apesar da maioria dos leitores ser a favor da fidelidade de adaptações da literatura para cinema, considero estas alterações positivas, pois tornaram o filme mais adequado aos telões do que a trama original, que é uma excelente leitura. Ou seja, ambos foram feitos da melhor forma possível para aquilo que estavam destinados a ser, filme e livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário