quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Comida japonesa não é só sushi

Por Helloise Mota
Originalmente publicado na Revista 21.

De certa forma, a comida japonesa já se popularizou no Brasil. O sushi, o sashimi e o temaki já viraram os queridinhos de muitos habitantes. Mas sabia que a culinária japonesa tem muito mais a oferecer? Em clima de semana da imigração japonesa no Brasil, aí vão cinco deliciosos pratos tradicionais entre os japoneses e capazes de agradar até mesmo quem não é fã do famoso peixe cru.
Ramen
Ramen – Famoso entre os fãs do anime Naruto no Brasil, o ramen é um dos pratos mais populares do Japão, sendo vendido tanto em lojas especializadas, quanto em barraquinhas de rua. De origem chinesa, o ramen é composto de macarrão acompanhado por um caldo de sabores variados, incluindo legumes (cenoura, vagem, ervilha), carne, ovo cozido, molho de soja, etc. Não adianta procurar a receita certa, já que cada província japonesa faz seu próprio ramen, porém seguem uma versão simples e outra mais elaborada do prato: http://tinyurl.com/ramen21
Anime Naruto
Anime Naruto
Criado no período pós-Segunda Guerra Mundial por Momofuku Ando, ao presenciar uma longa fila de pessoas precisando de comida, o Miojo, popular no Brasil por sua praticidade no preparo, é uma versão instantânea do macarrão do ramen. Segundo seu inventor, “Só haveria paz no mundo quando o povo tivesse comida suficiente”, por isso a invenção de algo nutritivo e barato. Considerada uma das melhores invenções do período, o ramen instantâneo tem até museu.
Tenpura – Apesar de ser uma fritura, além de crocante e delicioso, o tenpura é super leve. É preparado fritando tiras finas de legumes e camarão, ou apenas camarão, empanados em farinha, acompanhados de molho shoyu, caldo de peixe e sake. Assim como o ramen, há diversas receitas para preparar o tenpura, que variam desde a mais tradicional até o tenpura de sorvete.
Tenpura
Okonomiyaki – Este prato nada mais é do que uma versão de panqueca japonesa. A receita é bastante dinâmica, e, como o próprio nome diz, “okonomi” significa “o que você gosta” e “yaki” significa grelhado, qualquer coisa de sua preferência pode ser adicionada. A massa geralmente é preparada com farinha, repolho, água ou caldo de peixe e ovo. No recheio, pode-se adicionar carnes diversas, frutos do mar, queijos e molhos.
Okonomiyaki
Oden – Bastante consumido durante o inverno japonês, o oden é um cozido que, assim como os demais pratos citados, varia bastante em sua composição. Mais de 60 itens podem compor um oden. O caldo pode ter pedaços de carne ou polvo, e asas de frango. Além de legumes, ovos, tofu e algas imersos em molho shoyo e caldo de peixe. Alguns ingredientes infelizmente não são facilmente encontrados aqui, sendo vendidos apenas em lojas especializadas em culinária oriental. No mundo dos mangas, o oden é degustado por Watanuki e Yuuko em xxxHolic, publicado no Brasil pela editora JBC.
Oden
Oden
Kaare Raisu – O kaare raisu ou curry rice, em inglês, é um prato de origem indiana bastante popular no Japão desde a década de 1870. Seu caldo de sabor picante é garantido por uma série de condimentos, como gengibre, canela, pimenta-do-reino, curry em tablete, que é vendido em graus de picância variando de 1 (mais adocicado) a 5 (mais apimentado), entre outros. Acompanhado de arroz, o caldo cremoso contém carne e legumes.
Kaare Raisu
O sabor é tão bom que não importa o tamanho do ardor em sua boca, você continua comendo.
Anime School Rumble
Já conhece algum desses? Conte-nos o que achou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário