quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

10 Curtas de Animação Encantadores


Por Helloise Mota
Originalmente publicado na Revista 21.

Curtas-metragens são filmes com duração de até 30 minutos e podem ser destinados tanto ao entretenimento, quando ao objetivo de passar informação. De comédia, autobiográficos, de romance e com mensagens emocionantes ou de reflexão, temas e gêneros não faltam para este universo. O estilo mais difundido é o de animação. Produzidos independentemente, por grandes estúdios, ou ainda por estudantes de escolas de animação, estão disponíveis em grande quantidade e de forma bastante diversificada em sites como Aniboom e o PortaCurtas, além de sites de compartilhamento de vídeo em geral, como o Vimeo e o Youtube.
No Brasil, a produção é incentivada por premiações diversas, como o veterano AnimaMundi e o recente Animaldiçoados, voltado para animação de terror, horror e suspense, além do projeto Porta Curtas Petrobras, que incentiva o uso de curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico.
Abaixo, confira uma seleção de dez curtas de animação encantadores:

Vincent (1982)



Vincent conta a história de Vincent Malloy, um garoto de 7 anos que sonha em ser Vincent Price e constantemente imagina-se nas histórias de Edgar Allan Poe. O curta, em preto e branco e narrado pelo próprio Vincent Price, é uma ilustração animada de um poema escrito por Tim Burton e inspirado em seus próprios sentimentos quando criança. Vencedor de diversos prêmios, está disponível no Youtube.

Geri’s Game (1997)

Como falar em curta de animação sem citar a Pixar? Geri’s Game é caracterizado pela solidão e pela imaginação fértil de Geri, um velhinho que passa as tardes jogando xadrez em um parque e certo dia precisa fazer jogadas bem peculiares para vencer a partida. Vencedor do Oscar de melhor curta de animação de 2009, o curta já ganhou algumas versões com pessoas reais.

 Sebastian's Voodoo (2008)


Sebastian’sVoodoo mostra a vida de bonecos de voodoo nas mãos de um bandido. Dirigido pelo paraguaio Joaquin Baldwin, que já ganhou mais de 130 prêmios por seus filmes, o curta passa a mensagem de que às vezes um sacrifício próprio é necessário pelo bem maior e da responsabilidade por aquilo que você cria.

Alma (2009) 


Alma é uma simpática garotinha que se depara com uma boneca idêntica a ela ao passar pela vitrine de uma loja de bonecas. Curiosa e intrigada, Alma entra na loja sem saber que ela abriga um segredo assustador. O curta escrito e dirigido por Rodrigo Blaas, um espanhol que já trabalhou em filmes da Pixar, como o divertido A Era do Gelo e o encantador Ratatouille, faturou seis prêmios em seu ano de lançamento. O curta está disponível em seu site oficial e tem previsão para tornar-se um longa em 2015.

Alarm (2009) 


Este é perfeito para quem não gosta ou não consegue acordar cedo. Alarm mostra as dificuldades de um jovem para levantar-se manhã, contando com despertadores diversos que permitam aqueles minutinhos a mais. O curta de comédia foi dirigido pelo coreano Jang Moo Hyun.

Invention of Love (2010) 


Em Invention of Love, um jovem casal vive em um mundo triste em que praticamente tudo é movido a engrenagens, exceto pelos seres humanos e plantas. A maioria das pessoas encara isto com naturalidade, diferentemente de um dos protagonistas. Será que também é possível inventar o amor? Com o objetivo de criar contos que pudessem se tornar reais na vida de alguém, o russo Andrey Shushkov criou entre 2009 e 2010 este belo curta em contraluz.

Red (2010) 


Red é uma releitura do conto tradicional de Perrault onde um menino lobo é apaixonado por Chapeuzinho, que por sua vez não dá muita bola pra ele. Até que em uma de suas jornadas para levar doces para a vovozinha, o menino lobo tem a oportunidade de mostrar o seu amor ensinando que as às vezes as aparências enganam.

A Cloudy Lesson (2010) 


Este curta mostra um avô tentando ensinar seu neto a fazer nuvens. Dirigido por Yezo Xue, passa a lição de que boas ideias podem surgir a partir de pequenos acidentes.

La luna (2012)


La luna começa como quem não quer nada mostrando um garotinho que foi pela primeira vez ao trabalho do seu pai e avô. Os três conduzem um barco de madeira que os levará até o local de trabalho deles, a Lua. O curta da Pixar foi dirigido por Enrico Casarosa e, apesar de não gerar grandes expectativas durante o seu desenvolvimento, apresenta um final encantador.

The Lovely Leave Animation (2012) 


The Lovely Leave Animation mostra os dias de uma mulher enquanto espera seu marido voltar para casa durante a Segunda Guerra Mundial. Produzido por Kate Costigan e embalado pela música “Goodnight Wherever You Are” de Vera Lynn, o curta foi feito utilizando uma lâmpada por trás de uma caixa de papelão. A música e a técnica contribuíram bastante para o efeito vintage. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário